terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Jacu Bird e seus grãos preciosos

Depois de almoçar, dois amigos tomam um café no restaurante perto do trabalho e caem fora. A volta pro trampo é aquela coisa, barriga cheia e sono. O café está presente em quase todas essas horas. Por isso entraram nesse papo:

- Porra... que café horrível!
- Também achei. Ruim pra caralho.
- Bem que podia ser aquele café do cu do Jacu né?
- Como que é?
- Café do cu do Jacu.
- Cara... cala a boca.
- Meu... vai me dizer que você não sabe que o melhor café do Brasil sai do cu do Jacu?
- Tá de brincadeira né?
- Não... o quilo desse café custa 240 conto. É o Jacu Bird Coffee ou Café do Jacu ou Café do cu do Jacu ou café cagado pelo Jacu ou a única coisa que presta que sai do cu do Jacu.
- Tá bom... sim... claro... aí do pau do Jacu sai o “famoso” Jacu Bird Milk?
- Não idiota, falo sério. É produzido no Espírito Santo esse café. É um dos mais caros do mundo. A maior parte da produção do Jacu Bird vai pras melhores cafeterias de Tóquio, Londres, Los Angeles e São Francisco.
- Não sabia que você entendia tanto de cu de Jacu! Já comeu quantos?
- Cara... como você é idiota. Nem de café eu entendo! Mas é que já fui pra Pedra Azul, na fazenda Camocim. É de lá esse café.
- Então por que você nunca me falou sobre?
- Sei lá... também né cara... você toma qualquer café... de boteco... de qualquer coisa...
- Mas cara... por que este café é tão caro? O que esse cu tem de tão especial?
- Porra cara... não sei se é o cu em si... eu sei que o motivo é porque passa por um processo diferente dos tradicionais.
- Ah! Sério... achei que todos passassem por algum cu... mais conhecido como “cuador”... ou algo do tipo... “deCUstador”!
- Não não... falando sério agora! Os grãos do Jacu Bird são colhidos das fezes da ave. O Jacu come os melhores frutos do cafeeiro, os sem defeito e completamente maduros!
- Olha só... que pira cara!
- Pois é... doido né?
- Mas como alguém descobriu essa parada será?
- Então, dizem que alguém soube que o café mais caro do mundo, na Indonésia, é produzido de grãos das fezes do Civeta – um tipo de gato selvagem!
- Puta merda cara... tá... vai me dizer que o café mais caro do mundo chama-se Civeta Cat Coffee?
- Cada pergunta idiota cara. O Kopi Luwak é o café mais caro do mundo.
- E como alguém pôde perceber que o Jacu cagaria tamanha preciosidade?
- Então... isso aí eu não sei também! O cara ficou sabendo essa do gato e ficou prestando atenção em que bicho colhia os grãos de café na sua plantação. Imagino eu!
- Quer dizer que você já o tomou então?
- Já...
- É bom?
- O café é bom.
- E o Jacu?
- Que engraçadão! Cara... o fato é que o Café do Jacu é foda!
- Literalmente foda... uma foda de um Jacu com um grão!
- Pois é... ao contrário da sua boca, nem tudo que sai do cu é bosta...

7 comentários:

  1. Muitooo bom!! Deu vontade de tomar cafe!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom kra ! Esse "mineirêz" ficou 10D+ ! Essa semana fiz uma alusão ao jacu bird na sala de aula da Gastronomia e foi uma "caca" só ! O mais engraçado é que sou muito comedido com os comentarios! Ao usar tal metáfora para mostrar a oportunidade em se usar a timidez e a postura correta dos alunos em uma apresentação poderia melhorá-los como pessoas. Fui muito mal interpretado! Uma pena ! Afinal, ser professor hoje em dia é um ato pleno de amor ao ser humano, ao conhecimento, e ao nosso Planteta Azul... Pena, que muitos alunos não conseguem apreender a beleza e sabedoria da Natureza, capaz de criar o Jacu, símbolo moderno,atualíssimo, e que representa a transformação do potencial interior (bolo fecal) em uma iguaria disputadíssima: o café, agregando enorme valor econômico e cultural ao produto. Mesmo assim, sigo adiante, sem titubear ! Persisto na tarefa de ensinar ! Amo muito tudo isso ! Cada aula, cada comentário inocente ou capcioso lançados pelos alunos para aprender ou ferir me tornam uma pessoa melhor ! Felizmente fui poupado do apedrejamento, ocorrencia omum aqui em Juiz de Fora/MG, com colegas da rede municipal). Depois de viver tanta coisa até aqui, valorizo muito cada oportunidade de estar com meus alunos ! Nós, professores holísticos, ainda somos poucos e dispersos, mas seremos muitos em algum momento porque acreditamos no ser humano! E o ser humano traz em si, o Divino ! Agradeço a minha aluna, pelo comentario no seu blog ! Valeu mesmo! E tb a vc, que de forma tão inteligente e desprendida, ofereceu uma oportunidade de aprender sobre o novo ! Valeu !
    Carlos H Fonseca - professor pós doutorando em tecnologia e gestão da inovação.

    ResponderExcluir
  3. Carlos, quem precisa agradecer sou eu... hoje precisamos agradecer por sermos lidos.

    E te dou os parabéns pela iniciativa didática... muito bom mesmo.

    Valeu!

    ResponderExcluir
  4. realmente anônimo "cú" não tem acento... mas que o cu fica mais bonitinho com, isso fica né... vai dizer... rs...

    ResponderExcluir