segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Nego Tainha: o pirata de Itapema

Tem uma lenda na cidade de Itapema, Santa Catarina, sobre a chegada de navios piratas há muito tempo atrás nos arredores daquela bela bacia. Conta-se que na praia da Sepultura um navio pirata lá lançou sua âncora e seus tripulantes por lá ficaram durante um tempo. Conta-se também que eles fugiam da marinha portuguesa.

O comandante do navio, seu papagaio e mais um peão de confiança, pegaram um bote e saíram pela costa, com o baú cheio das preciosidades derivadas de furtos nesse mundo das águas. Após um tempo navegando por águas rasas, avistaram uma baía calma, bela e grande. Era o que precisavam, uma orla em que pudessem demarcar território e esconder seu tesouro.

Os piratas esconderam o tesouro na areia de meia praia – Itapema – e voltaram pro navio. Já em alto mar, houve um confronto com a marinha portuguesa e a destruição dos transgressores foi inevitável. Não sobrou ser humano pra contar história. Porém o papagaio escapou e foi dele que propagou essa lenda...

...
Agora o intrigante em Itapema, ainda mais agora em tempos de política, é que na década de oitenta, auge da lenda do tesouro, candidatou-se a prefeito da cidade um jovem cujo nome eleitoral era Nego Tainha. Este político que tinha como seus principais eleitores os pescadores do costão da cidade, além dos moradores dos bairros do outro lado da estrada que liga o município a capital catarinense, tinha uma criatividade impressionante.

Nego Tainha usou a lenda do tesouro em sua campanha. “Eu não sou baú pra guardar dinheiro”, gritava ele em seus comícios. “Eu achei o tesouro, eu tenho o dinheiro”. O povo gritava, na esperança que dias melhores estavam por vir. Já que o progresso chegava junto com as especulações imobiliárias e grilagens de terra na cidade.

“Eu não sou baú pra guardar dinheiro” gritava Nego Tainha. Confesso que é um belo slogan de campanha, tanto é que ele ganhou. Ao eleger-se prefeito, Tainha, que era um pescador nato – se vestia como pescador e falava como pescador – manteve sua promessa de que não guardaria dinheiro e começou uma obra no centro de Meia Praia.

Ergueu, na rua 230, o que era pra ser um shopping. Porém o que há lá até hoje são carcaças daquele que também virou lenda, junto com seu tesouro. Ninguém sabia de onde Nego Tainha tirava dinheiro, pois não fez acordos políticos com empresários, não devia pra ninguém, o município estava sem verbas trazidas por deputados e sua arrecadação, na época, era muito baixa.

Mas a obra estava a todo vapor. Após erguer a carcaça do que era pra ser um shopping, passaram a moldurar, pelo menos era isso que todos nós pensávamos. O trabalho era 24 horas e as pessoas estavam excitadas com tudo aquilo.

...

Aí vem mais uma lenda que cerca a Costa Esmeralda. Da noite pro dia Nego Tainha e inúmeros pescadores da região sumiram! O barulho parou, a excitação passou a ser desânimo. Ninguém entendeu nada. O que aconteceu? Cadê o prefeito? Os pescadores?

Numa busca na casa de Tainha, a polícia encontrou desenhos de um navio antigo, manuscritos preciosos que provavelmente o prefeito havia esquecido. Com muito espanto foram recolhidas inúmeras provas naquela casa e numa perícia se conclui que Nego Tainha era realmente um pirata.

Impressionante como ele pode deixar aquelas provas em sua casa. Será que foi pra sabermos que ele era um pirata? Mais uma lenda estava na cidade. Um mistério ainda maior surgiu quando viram um baú velho e vazio. Será que ele achou realmente o baú? Será que aquele era o legítimo baú?

Só restava uma opção, ir até a obra no centro de meia praia. Quando entraram, o espanto ainda maior. Não havia obra interna, era só a carcaça. Por dentro havia um amontoado de madeira e ferro. Desenhos de navio. Sim! Eles usaram a estrutura pra construir um navio! Porém como saíram sem despertar a atenção das pessoas?

...

Mais um mistério, mais uma lenda na cidade. Ninguém sabia o que havia acontecido. Até a chegada do meu amigo, o detetive insano Olho de Gato. Em pouco tempo na cidade, ele logo achou diversas provas que levaram a concluir que Nego Tainha havia viajado em direção ao norte.

Perguntei pra Olho de Gato o por que da conclusão. Ele só respondeu: “o tempo e o vento irão dizer que estou certo”. Só me faltava essa agora. Com uma conclusão superficial dessa, o detetive foi mandado pra puta que o pariu. Não tinha nada que indicasse essa definição do Olho de Gato.

As surpresas não param, ainda mais quando falo do meu amigo detetive. Ele continua me mandando algumas cartas surpreendentes como sempre. Da última vez foi da sua justificativa pra sumir, quando foi pra Angola e conheceu Bin Laden.

Dessa vez ele quis justificar o acontecido do seu fiasco investigativo em Itapema. Mais uma vez ele surpreende, não sei... as coisas acabam se encaixando no decorrer do tempo...

...

Segundo Olho de Gato em sua carta mais minimalista:

“Olha meu nobre amigo, quando estive em Itapema pra resolver um caso como aquele, sabia que só o tempo poderia acalmar a ansiedade de toda uma comunidade. Não adiantaria eu chegar lá naquela época e explicar a situação, ninguém iria entender.

Por isso esperei o tempo passar, existem idiotas que brincam com a realidade achando que é ficção, mas cuidado ao fazer isso, pois o buraco é mais embaixo e se tratando de piratas, aí sim que é bom ficar ligado.

Eles nunca deixaram de existir, simplesmente sabem os atalhos. Te devo justificativas de muitas histórias que deixei inacabadas, mas esta, em especial, não poderia deixar passar em branco.

Meu nobre amigo, quando vi que Nego Tainha havia saído com seu navio, logo conclui que ele havia ido pro Caribe, pois a lenda do papagaio caribenho imortal deixou de ser lenda quando o vi em Itapema rondando nossas cabeças.

Pouca gente sabe disso, mas no Caribe existe um papagaio de pirata que está em volta de todos, todo momento. E Nego Tainha sabia enrolar muito bem pelo que sei. Isso é só com ajuda de um papagaio de pirata. Quem entra na política e se sai bem como poucos? Recupera um tesouro pirata antigo ali escondido e sai sem deixar vestígios?

Os magnatas guardaram na gaveta a história que escrevi pra eles, mas tudo tem seu retorno, mesmo que demorado. Entenda meu amigo, vou clarear as coisas pra você... Holywood também é um papagaio de pirata, Costa Esmeralda é uma alusão ao Pérola Negra e Nego Tainha é Jack Sparrow”.

ASS: João Chimbica (O Olho de Gato).

Nenhum comentário:

Postar um comentário